26 abr O ensino EAD
O ensino EAD.
O avanço do novo coronavírus (Covid 19) obrigou escolas da rede pública e privada a suspenderem aulas em praticamente todo o Brasil. Isso significa que pode chegar a 47,8 milhões o número de crianças e jovens longe das instituições de ensino infantil, fundamental e médio – e por tempo indeterminado.Além das escolas, um grande número de empresas suspendeu atividades ou permitiu que colaboradores trabalhassem de casa – muitos pela primeira vez. Esses profissionais terão que se adaptar ao home office e simultaneamente conciliar a supervisão dos filhos. É um tempo de aprendizagem para todos.
Já estamos nos adaptando aos conteúdos para plataformas de ensino a distância. Nossos professores estão buscando acompanhar o processo de aprendizagem online, mas caberá muito mais aos pais durante a quarentena, auxiliarem os estudos dos filhos.
Mas como orientar os estudos e propor atividades que tornem a rotina dos filhos mais produtiva, obtendo o melhor da EAD?
O engajamento dos alunos é um dos principais desafios da educação a distância. E se os pais demonstrarem real interesse no que os filhos estão aprendendo, o gesto pode fazer toda diferença.
É importante utilizar a EAD para incentivar a interação familiar. Nesse modelo, o ambiente é seguro e conhecido, e há liberdade para acessar recursos digitais que normalmente não são oferecidos nas escolas.
Os pais ou responsáveis devem participar com os filhos do momento de explorar a plataforma escolhida pela instituição. Conhecer os canais de comunicação com a turma e o ambiente virtual onde serão disponibilizados os materiais. Com crianças, o ideal é acompanhar a navegação, sempre estimulando que eles extraiam sozinhos o melhor da web. Os jovens podem realizar essa etapa com mais autonomia, para que não se sintam pressionados.
Uma dica é montar um cronograma organizando os horários de estudo e as entregas de trabalhos e avaliações. Ainda, é possível estabelecer momentos durante o dia para a resolução de dúvidas e acompanhamento das tarefas, podendo combinar a pausa das suas atividades de home office com o intervalo dos filhos.
Para tornar o ensino a distância mais atrativo, a internet oferece conteúdos dinâmicos e variados que complementam os estudos, ampliam a interatividade e aproximam o entretenimento da aprendizagem.
Teremos um grande desafio juntos! Mas também venceremos juntos!
#eusoumadre #ead #ensinoadistancia #familiaeescola